PRODUÇÕES LITERÁRIAS DEDICADAS À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ADVOGADOS E JURISTAS MARXISTAS REVOLUCIONÁRIOS

PEQUENOS ENSAIOS SOBRE MARXISMO E DIREITO, SOCIEDADE E ESTADO NA REVOLUÇÃO


DESMASCAREMOS A JUSTIÇA DE CLASSE
KARL P. A. LIEBKNECHT[1]

Concepção e Organização, Compilação e Tradução
Emil Asturig von München, Novembro de 2006
Para Palestras e Cursos sobre o Tema em Destaque
Contatar  emilvonmuenchen@web.de

Voltar ao Índice Geral

 http://www.scientific-socialism.de/PECapa.htm

Karl Liebknecht : É imprescindível analisar, em dada ocasião, no Congresso do Partido, todo o problema da Justiça de Classe.

Estou convencido de que um tal debate traria não apenas frutos práticos, senão ainda produziria, antes de tudo, um imenso efeito de agitação.

À parte os abusos militares, é a Justiça de Classe que flagela e enerva as massas.

Por essa razão, solicito-lhes repassar o requerimento à Presidência, com vistas à consideração.

Não no sentido de que sejam colocados na ordem do dia a reforma do Código Penal e do Código de Processo Penal, mas sim a fim de que devam ser tratadas a Legislação de Classe e a Justiça de Classe em sua essência e em seu contexto, no quadro da ordem social capitalista.


EDITORA DA ESCOLA DE AGITADORES E INSTRUTORES
UNIVERSIDADE COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA J. M. SVERDLOV
PARA A FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO MARXISTA-REVOLUCIONÁRIA DO PROLETARIADO E SEUS ALIADOS OPRIMIDOS
MOSCOU - SÃO PAULO - MUNIQUE - PARIS

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Cf. LIEBKNECHT, KARL PAUL AUGUST FRIEDRICH. Entlarvt die Klassenjustiz ! Diskussionsrede zum Antrag 13. Protokoll über die Verhandlungen des Parteitages der Sozialdemokratischen Partei Deutschlands. Abgehalten zu Jena vom 17. bis 23. September 1905 (Desmascaremos a Justiça de Classe ! Discurso de Discussão acerca do Requerimento 13. Protocolo sobre os Debates do Congresso do Partido Social-Democrático da Alemanha, Realizado em Jena de 17 a 23 de Setembro de 1905)(23 de Setembro de 1905), in : Karl Liebknecht. Gesammelte Reden und Schriften (Karl Liebknecht. Discursos e Escritos Completos), Vol. 1 : De Setembro de 1900 a Fevereiro de 1907, Berlim : Dietz, 1958, p. 161. O presente texto de Karl Liebknecht foi traduzido por mim, pela primeira vez, para a língua portuguesa, em 2002, e publicado em LIEBKNECHT, KARL. Acerca da Justiça de Classe. Organização de Textos e Tradução de Emil von München : Instituto José Luís e Rosa Sundermann, São Paulo, 2002, p. 19.